• Seg – Sex: 08:00 – 17:00
  • +55 35 3435-1444
  • Assistência Técnica

    Primeiro de tudo, confira abaixo os dados sobre Garantia e Assistência Técnica:

    Termo de garantia

    A indústria Metalúrgica Frum somente aceitará a(s) peça(s) para análise em garantia, mediante o preenchimento e envio do termo de garantia, autorização da devolução e também preenchimento da nota fiscal de devolução conforme instruções abaixo:

    Não será concedida garantia nas seguintes condições:
    • Peças que não forem de fabricação FRUM;
    • Fora do prazo de de garantia de 2 anos de fundição gravada nas peças;
    • Danos provocados por acidente no manuseio;
    • Defeitos causados por falhas de montagens ou manutenção inadequada;
    • Defeitos causados por regulagens fora da especificação do fabricante;
    • Produtos alterados e modificados pelo cliente;
    • Desgastes ou deformações consideradas normais a aplicação e ao tempo de uso;
    • Armazenamento inadequado.
    Preenchimento da nota fiscal:

    As notas fiscais de devolução deverão ser preenchidas conforme abaixo:

    • Natureza da operação: “Devolução”;
    • Código da operação: “5.202 sem substituição tributária e 5.411 com substituição tributária (dentro do estado de MG);
    • Código da operação: “6.202 sem substituição tributária e 6.411 com substituição tributária (Outros estados);
    • Na nota fiscal de devolução deve conter o número da nota fiscal de origem (vendas) o valor da devolução deve ser igual a nota fiscal de venda;
    • Destacar valores de ICMS, IPI e substituição tributária, nos casos onde incida o tributo de saída;
    • Emitir os arquivos .xml e .pdf para o email: nfe@frum.com.br;
    • Informar na observação o número do protocolo de autorização (recebido via email após o preenchimento do formulário).
    assistencia_tec-garantia
    Preencha o formulário de garantia
    certificados_frum